Curta Nossa Página do Facebook!

  • Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish Skype Me™! contador de visitas

    segunda-feira, 28 de junho de 2010

    Se há um só batismo, alguém pode ser batizado duas vezes?


    Se há um só batismo, alguém pode ser batizado duas vezes?

    Paulo disse: "há um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Efésios 4:5). Conhecemos, porém, muitas pessoas que já passaram por mais de um batismo. Algumas pessoas receberam um rito de aspersão na infância e decidiram ser imersas quando adultos. Outras pessoas já foram imersas, mas ouviram ensinamento (talvez em outra igreja) e aceitaram o conselho de fazer outro batismo. Algumas igrejas exigem um novo batismo se uma pessoa se afastar e cair em tentação. Mas, se há um só batismo, alguém pode ser batizado duas vezes?

    A lista de coisas únicas em Efésios 4:3-6 envolve fatos doutrinários revelados por Deus ao homem. A unidade dos crentes focaliza a unidade doutrinária – todos devemos crer no mesmo Deus e aceitar a mesma fé, o mesmo batismo, etc. Deus revelou uma só fé (Judas 3), e ele autorizou para nós um só batismo. É o mesmo do qual Ananias falou para Saulo: "Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados" (Atos 22:16). O único batismo válido hoje em dia é aquele autorizado pelo Senhor para lavar os nossos pecados e nos colocar em comunhão com Jesus, o Salvador que morreu e ressuscitou para nos oferecer a vida (Mateus 28:19-20; Marcos 16:16; Atos 2:38; Gálatas 3:27).

    No Novo Testamento, aprendemos que este batismo é imersão nas águas (o significado da palavra e o sentido dos exemplos, cf. Atos 8:36-39; João 3:23; Romanos 6:4). A pessoa que não foi imersa nas águas ainda não recebeu o único batismo válido. Aprendemos, também, que a fé e o arrependimento são pré-requisitos do batismo (Marcos 16:16; Atos 2:38). A pessoa que não creu em Jesus ou não se arrependeu antes de ser batizada não recebeu o único batismo válido. O Novo Testamento ensina que o batismo dado por Jesus tem o propósito de lavar os nossos pecados (Atos 2:38; 22:16), de nos salvar (Marcos 16:16). A pessoa que foi batizada por outro motivo, talvez acreditando na falsa doutrina de salvação antes do batismo, ainda não recebeu o batismo válido.

    Em casos assim, o que se deve fazer? Quando Paulo encontrou algumas pessoas que foram batizadas sem entendimento da mensagem do evangelho, elas aprenderam melhor e foram batizadas novamente (Atos 19:1-7). Se você descobrir que ainda não fez o batismo válido, precisa examinar o que Deus diz e ser imerso(a) nas águas para remissão dos seus pecados. Precisa receber, uma vez, o batismo que Jesus ordenou.

    – por Dennis Allan

    Leia mais sobre este assunto:
    O Batismo e a Salvação

    A necessidade do batismo nas águas

    O Batismo e as Boas Novas

    O Que Devo Fazer Para Me Salvar?

    É a aspersão uma forma aceitável de batismo?

    Estamos ensinando toda a verdade sobre o batismo?

    Por que os homens em Éfeso foram batizados duas vezes?


    0 comentários:

    Postar um comentário




     

    J.F.C Estudos Bíblicos Copyright © 2010 Premium Wordpress Themes | Website Templates | Blog Templates Designed by Lasantha