Curta Nossa Página do Facebook!

  • Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish Skype Me™! contador de visitas

    domingo, 9 de maio de 2010

    Reencarnação. O que diz o Espiritismo? O que diz a Bíblia?






    O que diz o espiritismo?

    A  reencarnação é a volta da alma ou espírito à vida corpórea, mas  em  outro corpo especialmente formado para ele e que nada tem de comum  com o  antigo.

    Evangelho Segundo o Espiritismo - 106a Ed. - Cap. IV - Nascer de Novo - Item 4 - Pág. 84.

    O espiritismo afirma ainda que a Bíblia apresenta provas conclusivas que a reencarnação existe.

    Em primeiro lugar, diz que João Batista foi a reencarnação de Elias. Para tanto cita o texto de Lucas 1:13-17.

    Em segundo lugar, refere-se ao episódio do Monte da Transfiguração como sendo uma sessão mediúnica. O texto citado encontra-se em Mateus 17:1-13.

    Além disso, no túmulo de Allan Kardec está escrito: "Nascer, morrer, renascer e progredir sempre, esta é a lei".

    Allan Kardec declara que é reencarnacionista por motivos da lógica, para resolver suas questões até então insolúveis e não porque os espíritos revelaram.

    Livro dos Espíritos - 57a Ed. - Parte 2a - Cap. V - Pluralidade das Existências - Pergunta 222 - Pág. 152).


    O que diz o Cristianismo ?

    O Cristianismo nega veementemente a existência da reencarnação. Vamos apresentar algumas citações que derrubam essa tese, além de passagens bíblicas que desmentem a afirmação de que a Bíblia defende a reencarnação.

    Analisando primeiro as afirmações do Cristianismo contra a reencarnação, veja o que está escrito no livro de Jó 7:9-10 (Velho Testamento) e na carta aos Hebreus 9:27 (Novo Testamento).

    E mais ainda, veja a conversa de Jesus com Nicodemos sobre o "nascer de novo". O texto encontra-se no Evangelho de João 3:1-12.

    Jesus afirma que quem não "nascer de novo" não entrará no Reino dos Céus. Ele deixa claro que "nascer de novo" não significa um nascimento da carne, mas sim um nascimento espiritual, do Espírito. Veja alguns exemplos do que significa o "novo nascimento" da água e do Espírito. Os textos são os seguintes:

    Ezequiel 36:25-27

    Tiago 1:18

    I Pedro 1:23

    João 1:12-13

    II Coríntios 5:17

    A água significa a Palavra de Deus, e não o líquido amniótico nem a água que constitui o mundo de prova e expiação (Terra). Efésios 5:26 e Tito:3:5-6

    A Bíblia diz que o verdadeiro e único aperfeiçoamento do homem acontece quando ele aceita Jesus Cristo como único e suficiente Salvador. Hebreus 10:1-14 e I Pedro 5:10


    Agora, vamos analisar o que a Bíblia diz a respeito de João Batista ter sido a reencarnação de Elias.

    O próprio João Batista nega tal fato. João 1:21

    Se partirmos do princípio espiritualista, João Batista era um espírito evoluído, logo ele teria conhecimento de sua reencarnação passada, ou na pior das hipóteses ficaria em dúvida, e não responderia com tanta objetividade.

    Em relação ao episódio da transfiguração de Jesus, podemos citar alguns argumentos. O espiritismo sustenta a tese de que, numa sessão mediúnica, um espírito ao se manifestar assume a sua última identidade corpórea. No monte da transfiguração, apareceu Moisés e Elias. Se João Batista fosse a reencarnação de Elias, ele deveria aparecer, e não Elias, pois o próprio João Batista já estava morto. Lucas 9:7-9

    Em relação ao versículo que diz que João Batista ia no espírito de Elias, vamos tecer também alguns comentários. A Bíblia não diz que João Batista ia com o espírito de Elias. Existe uma grande diferença entre ir no espírito e ir com o espírito de Elias. A palavra no significa no mesmo ímpeto, semelhante.

    Para provar essa colocação, vamos ver como João Batista e Elias eram semelhantes.

    JOÃO BATISTA

    ELIAS

    João Batista foi perseguido por uma mulher (Herodias) e por um rei (Herodes).

    "Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito ter a mulher de teu irmão. Por isso Herodias lhe guardava rancor e queria matá-lo, mas não podia; porque Herodes temia a João, sabendo que era varão justo e santo, e o guardava em segurança; e, ao ouvi-lo, ficava muito perplexo, contudo de boa mente o escutava."

    Marcos 6:18-20

    "Pois Herodes havia prendido a João, e, maniatando-o, o guardara no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Felipe; porque João lhe dizia: Não te é lícito possuí-la. E queria matá-lo, mas temia o povo; porque o tinham como profeta."

    Mateus 14:3-5

    Elias também foi perseguido por uma mulher (Jezabel) e por um rei (Acabe).

    "Ao que disse Acabe a Elias: Já me achaste, ó inimigo meu? Respondeu ele: Achei-te; porque te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor."

    I Reis 21:20

    "Ora, Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como matara à espada todos os profetas. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles. Quando ele viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi. E chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu moço."

    I Reis 19:1-3

    João Batista usava uma capa de pelos.

    "Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre."

    Mateus 3:4

    Elias também usava uma capa.

    "Partiu, pois, Elias dali e achou Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, estando ele com a duodécima; chegando-se Elias a Eliseu, lançou a sua capa sobre ele."

    I Reis 19:19

    João Batista era intrépido.

    "João dizia, pois, às multidões que saíam para ser batizadas por ele: Raça de víboras, quem vos ensina a fugir da ira vindoura?"

    Lucas 3:7

    Elias também era intrépido.

    "Sucedeu que, ao meio-dia, Elias zombava deles, dizendo: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e necessite de que o acordem."

    I Reis 18:27

    João Batista foi o último profeta.

    A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele.

    Lucas 16:16

    Elias simboliza os profetas.

    Explicando de vez a questão do espírito de Elias, temos um texto semelhante no Velho Testamento. II Reis 2:15. O texto diz que o espírito de Elias repousa sobre Eliseu. Isto quer dizer que Eliseu estava no espírito de Elias, com o mesmo ímpeto que Elias, semelhante a Elias, e não que Eliseu possuía o espírito de Elias, porque isto era absolutamente impossível, pois Elias e Eliseu estavam vivos ao mesmo tempo.

    A lei reencarnacionista é bem clara, que inclusive está escrita no túmulo de Allan Kardec: "Nascer, morrer, renascer e progredir sempre, esta é a lei". Logo, é preciso morrer para poder renascer. Com isso, desfaz-se em definitivo o argumento espírita que João Batista foi a reencarnação de Elias. Elias não morreu. Ele foi arrebatado com corpo e tudo. II Reis 2:11

    Temos outro exemplo de arrebatamento na Bíblia, provando que esse tipo de fenômeno independe da morte. Gênesis 5:24 e Hebreus 11:5


    0 comentários:

    Postar um comentário




     

    J.F.C Estudos Bíblicos Copyright © 2010 Premium Wordpress Themes | Website Templates | Blog Templates Designed by Lasantha