Curta Nossa Página do Facebook!

  • Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish Skype Me™! contador de visitas

    terça-feira, 8 de junho de 2010


    Como entendemos a palavra "pessoa" usada na doutrina da Trindade ?


    Por © Spotlight Ministries, Vincent McCann (http://www.spotlightministries.org.uk)
    Traduzido por Emerson Oliveira
    (http://logoshp.6te.net)

    Uma declaração de fé trinitariana típica é algo como “há um Deus manifestado em três Pessoas Divinas”. O que isto quer dizer? A palavra “Pessoa” é freqüentemente usada das distinções na Trindade. Um dos principais enganos que as pessoas aplicam a esta palavra é que quando elas pensam em pessoas, elas imaginam seres humanos separados. Isto não se aplica a Deus. Na exposição trinitária, a palavra "Pessoa" é usada simplesmente como meio conveniente de se referir às distinções dentro da Trindade. Isto não diminui de maneira nenhuma o fato que eles são pessoas, oposto ao impessoal, pois Deus não é algum tipo de força impessoal, mas tem personalidade, vontade, emoções, etc. Todos os atributos são claramente pessoais. Deve ser admitido, que a palavra "pessoa", quado usada dos membros da Trindade, é um termo imperfeito, mas nenhum outro termo foi aceito universalmente pela Igreja, por isso usamos esta palavra.

    Até mesmo os não-trinitários usam o termo “pessoa” quando fala de Deus. Por exemplo, a Torre de Vigia claramente chama Deus de "pessoa":

    "Alguns acham difícil de pensar em Deus como Pessoa.
    ...É verdade que, quando ouvimos a palavra "pessoa", talvez automaticamente pensemos num humano. Por exemplo, o Terceiro Novo Dicionário Internacional de Webster (em inglês), define "pessoa" como "ser humano, individual". Mas também define "pessoa" como "ser caracterizado por noções conscientes, racionalidade e senso moral". Portanto, pode-se pensar em Deus como Pessoa, sem imaginá-lo como humano" (Sentinela, 1 de abril de 1987, pág. 3)

    Semelhantemente, outra fonte da Torre de Vigia declara o seguinte:

    "Embora a maioria das pessoas digam que crêem em Deus, muitas não acham ser ele realmente uma pessoa. Será que é uma pessoa? Ora, é óbvio que onde há inteligência há um cérebro num corpo de forma específica. Portanto, o grande intelecto responsável por toda a criação pertence a uma grande Pessoa, o Deus Todo-poderoso" (Poderá Viver Para Sempre em Felicidade na Terra, pág. 36).

    Mas ao falarmos de Deus deste modo e usando o termo "pessoa", pode ser mal entendido que isto signifique que Deus é um ser humano de carne e osso. Este não é o caso, mas o fato é que a palavra “pessoa”, quando usada para Deus, pode ser mal entendida. É o mesmo quando o termo “Pessoa” é usado na Trindade.


    0 comentários:

    Postar um comentário




     

    J.F.C Estudos Bíblicos Copyright © 2010 Premium Wordpress Themes | Website Templates | Blog Templates Designed by Lasantha